Álbum de Viagens - Espanha 2008 - Madrid e Toledo

Chegamos a Madrid, noite bem dormida,  entramos no quinto dia de nosso passeio pela Europa, era 16 de setembro de 2008 e em quatro dias conhecemos seis cidades, apenas uma média de uma por dia, mas a correria não parava e entramos no ônibus, por volta das sete da manhã, nosso horário tradicional para os passeios, e fomos para um City Tour de três horas pelas avenidas, ruas e praças de Madrid, com destaque neste dia para Plazza Cibelis, (foto ao lado) uma das mais bonitas de toda a Europa, segundo os guias de turismo. 

Pausa para o almoço e seguimos para Toledo, uma cidade localizada na colina, sobre as planícies de Castilla-La Mancha, a região onde está situada, no centro da Espanha. 

Toledo é conhecida pelos seus espetaculares monumentos medievais, origem do domínio árabe na cidade, além dos judeus e cistãos que habitaram a região e fizeram de Toledo a cidade mais fortificada da Espanha. 

Não vamos discertar sobre Toledo, falar de El Greco, Cervantes e seus personagens super conhecidos, Dom Quixote e seu auxiliar Sancho Pança, que estão imortalizados em museu no centro da cidade. Toledo e sua bela catedral, seus labirintos, que nos levam até o alto da colina  (foto ao lado) onde pose-se ver a bela Toledo e a nascente do Rio Tejo, que por ali é chamado de Tajo e depois segue seu rumo para desaguar em Lisboa. 

Estando em Madrid duas coisas não podem faltar, aprendi na primeira passagem pela cidade, em 2005. Conhecer a Plazza Mayor, a mais bela do país, e entrar no Estádio Santiago Bernabeu, do Real Madrid, um tempo do futebol. E, enquanto uma turma fazia o novo tour, desta feira para conhecer El Corte Inglês, o maior shopping da Espanha, eu e outros preferimos ir ao Bernabeu, que eu já conhecia e recomendei aos companheiros de viagem. Pegamos o metrô e seguimos até lá, no Bairro Chamartin, para ver de perto aquele monumental templo do futebol. 

Nosso encontro estava previsto para às 14h, na Plaza Mayor, bem no centro de Madrid, que é um dos lugares mais visitados do país, dizem ser a mais bela plaza do mundo, mas há controvérsias que não cabem aqui nesta página. A Plaza Mayor de Madrid é em formato retangular e nos seus quatro lados foram erguidos edifícios de três andares, circulando em todo o retângulo, e são nove portões, que chamam de "pórticos" e a plaza tem cerca de 125 metros de cumprimento e 25 de largura. 

Andamos pelo Mercado de San Miguel e arredores, claro que entramos na Igreja de Santa Cruz, próxima a Plaza Mayor, para ver o cenário maravilhoso dos altares em ouro e de um bom gosto incrível. E à noite, claro, um show de danças Flamencas em um dos teatros da cidade, duas horas de espetáculo que nos prendeu até o final, sem haver uma reclamação sequer dos companheiros do ônibus. 

Na manhã seguinte o destino era Barcelona e, no meio do caminho, Zaragoza. 


Comentários