Istambul, o Bósforo e o Grande Bazar

 Claro que todas as viagens tem um início, a nossa começou no Tom Jobim, o velho e querido Aeroporto Internacional do Galeão, no dia 21 de março de 2019 e lá fomos nós para o sétimo giro pela Europa e o destino agora era Turquia, pacote fechado com a Abreu Tour, "Turquia Espetacular", com onze dias pelos lados europeu e asiático daquele país.

Andamos... andamos.... andamos e o repouso, se é que podemos chamar assim, foi em Paris, onde ficamos por quatro dias, muito bem localizados, fazendo um tempo para nosso retorno, 3 de abril, para o Brasil e a volta a velha rotina. 



Istambul, nosso primeiro passeio pela antiga capital, outrora chamada de Constantinopla, fizemos uma visita panorâmica pela cidade que durante muitos tempo foi capital de diversos impérios, visitamos o Bairro Eyup, onde está a Mesquita do mesmo nome, o Museu Kariye e a Igreja de São Salvador, em Chora, com seus afrescos bizantinos e mosaicos maravilhosos.

 No segundo dia de passeio por Istambul conhecemos o centro de poder do Império Otomano, seguimos em frente e entramos no Mercado das Especiarias, conhecido como Bazar Egipcio, datado do século XVII, e, ponto alto do dia, um passeio/cruzeiro pelo Estreito de Bósforo e, no tempo livre, um passeio, sem compras, pelo Grande Bazar. As fotos abaixo ilustram tudo isto e nos dá a certeza de que a Turquia vale a pena.

Aqui ao lado um panorama do Grande Bazar, um verdadeiro centro de comércio, tipo, para quem conhece, a Saara, no Rio, um Mercado Central, em Belo Horizonte e por aí seguem as comparações. 
 Na foto ao lado o pré embarque no barco do cruzeiro pelo Bósforo, por mais de uma hora andamos por águas da Europa e da Ásia cruzando o estreito formado pelos Mares Egeu, do Norte e é um dos passeios mais procurados pelos turistas de todo o mundo que chegam a Turquia. 

Nas fotos abaixo novamente o pré embarque para o cruzeiro, no Bósforo,  e o Grande Bazar. 

O Bósforo é um estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. Tem um comprimento de aproximadamente 30 km e uma largura de 550 a 3000 m. Sua profundidade varia de 36 a 124 m no meio do estreito. Seu nome significa "passagem do boi, pelo menos foi esta explicação que encontrei no Google para ilustrar as fotos. 

E o Grande Bazar? Um lugar onde o turista encontra de tudo um pouco e os turcos aproveitam para dar sonoras gargalhadas com a tentativa dos brasileiros explicarem o que querem e eles, os comerciantes, se esforçando para usar nosso idioma e vender um pouco mais para os ávidos compradores. Eu não consegui ficar pelo tempo determinado pelo guia, fugi da balburdia. 




Comentários