Andando pelo Brasil

 
Alagoas - Estivemos em Maceió, em 2011, quando fizemos mais um giro pelo Nordeste Brasileiro. Um lugar agradável, uma pena que a melhor e mais famosa praia da cidade estava interditada, a Pajuçara, que tem uma orla muito bem conservada e com águas claras e calmas que oportunam passeios de barcos e navegação tranquila para os turistas. 

Foi um bom passeio e conhecemos todo o centro histórico, visitamos museus e igrejas e encerramos com um banho de mar na Praia dos Ingleses, um pouco afastada da cidade mas um lugar bem aconchegante e com boa estrutura para receber os turistas. 


Bahia  - Foi nosso passeio de 2022, o retorno ao Nordeste após cinco anos ausente, e foi um passeio incrível, era um sonho a mais a ser realizado e em agosto resolvemos voar até Salvador para ver de perto o que que a Bahia tem. 

E a Bahia nos mostrou muita coisa bonita e interessante, conhecemos todo o centro histórico da capital, visitamos a Praia dos Frades e tivemos a chance de ver de perto um dos lugares mais bonitos daquela região, a Praia do Forte, além é claro de passear de barco pela Baía de Todos os Santos. 


Ceará - No ano 2000, resolvemos conhecer o Nordeste Brasileiro e fizamos uma boa
pragramação com a CVC, foi nosso primeiro contato com esta empresa, e partimos com destino definido, quatro dias em Natal, no Rio Grande do Norte, e outros quatro em Fortaleza, no Ceará, e foi bem legal. 
Na capital cearense tivemos a oportunidade de conhecer alguns lugares que Marina pretendia visitar, o Theatro José de Alencar e o Centro Cultural Dragão do Mar, visitamos o Mercado Central e o Beach Park, que não nos agradou muito, mas como prêmio por nos comportamos bem ao aceitar a troca de programção, fomos levados a Canoa Quebrada para conhecer aquele pedaço de chão maravilhoso. 


Distrito Federal -  A capital do Brasil era um destino sempre desejado, não havia
chance de conhecer porque é uma viagem exclusiva, ou você vai a Brasília ou não, e então surgiu o casameno do amigo Holdem e resolvemos fazer turismo aproveitando o tempo que ficaríamos por lá, aumentamos por nossa conta a viagem turística e passamos o tempo conhecendo a beleza da arquitetura que transformou Brasília em ícone mundial do planejamento de cidades. A
Até um jogo de futebol, da Série B do Brasileirão nos assistimos, afinal era preciso conhecer o novo Estádio Mané Garrincha, reformado para a Copa do Mundo daquele ano de 2014. 


Espírito Santo - Este é um dos estados brasileiros que mais visitamos e faz parte de nosso roteiro de férias desde os anos 1970, quando pela primemira vez colocamos os pés nas areias das praias capixabas. 
Conheci o estado ainda jovem, jogando futebol ou cantando nas noites de Bom Jesus do Norte e São José do Calçado, e com Marina, conhecemos praticamente todas as praias capixabas e já estamos fazendo os roteiros serranos, como Domingo Martins e Venda Nova do Imigrante. 


Goiás - Conhecemos o estado visitando a cidade de Pirenópolis, um dos fortes pontos  turísticos goiano. Estávamos em Brasília, em 2014, quando José Luiz da Silva me disse: Faremos amanhã um "bate/volta" até Pirenópolis, topa?

Claro que sim, alugamos um carro e partimos para conhecer a cidade que é conhecida por suas cachoeiras, explêndidas, e pela arquitetura colonial portuguesa. Um belo lugar que nos fez esquecer o cansaço da viagem pelas estradas goianas e que nos deu a chance de conhecer mais um estado brasileiro. 

Em 2023 fomos conhecer uma das mais procuradas termas do Brasil, Caldas Novas, e não nos decepcionamos. Um lugar bucólico, com atrações incríveis e um parque aquático digno de um elogio nota mil. Estivemos também em Rio Quente, outro lugar maravilhoso e um parque temático espetacular. 

No final dos cinco dias passados por lá, em outubro daquele ano, fechamos o passeio na capital Goiània, bela cidade e uma das mais movimentadas do país, dizem até que é a nova metrópole financeira do Brasil. Valeu a penas. 


Mato Grosso - Foi nossa primeira viagem de avião, 1979, e as primeiras férias
completas que tivemos, trinta dias inesquecíveis pelo Mato Grosso. Descemos em Cuiabá, onde ficamos na Residência do Govenador, então o tio Frederico, casado com a tia de Marina, Yone. 
Foi incrivel,  por lá tivemos tratamento vip e pudemos conhecer parte do Pantanal, as cachoeiras de Aguas Quentes e Guimarães, as quedas d'água e algumas cidades visinhas como Várzea Grande, Jaciara onde estive com o governador em visigas oficiais. Depois primovoltamos, em 1981, para testemunhar o casamento do primo Frederico Carlos. 


Minas Gerais - E ai esta o primeiro estado conhecido por mim, minha cidade mineira"adotiva" é Palma, distante hoje cerca de 10 km de minha Miracema, e a eterna Pirapeginga, onde morei por um ano estudando no Colégio de Pirapetinga, o mais longo ano de minha vida, mas foi legal,conheci muita gente boa e fiz amigos para toda a vida. Hoje Minas é terra de minhas netas, Luna e Lara, esta nasceu em Nova Lima, e minha filha se mudou para lá há alguns anos atrás e está feliz em territórido do uai...

São trinta cidade visitadas em Minhas Gerais, passeios maravilhosos pelo circuíto do ouro, pela capital Belo Horizonte, conhecer e subir a Serra da Piedade, andar por Sabará, vendo mais um pouco da tradição mineira e tantos outros lugares que caberiam em uma postagem especial. Eita... Minas é bem bacana.  Futebol na Zona da Mata, provas em Juiz de Fora, música em Além Paraiba e por aí conto a minha historia por Minas Gerais. 


Paraíba - Quando saimos, com destino a João Pessoa, em 2017, meus filhos falaram: O que vocês farão por oito dias na Paraíba? Ficou realmente a interrogação, mas confesso que faltou dias para preencher toda a nossa programação naquele belo estado brasileiro. 
Foram oito dias com programação, uma melhor do que a outra, conhemos as praias, vimos o pôr do sol de Cabedelo, com direito ao sax do Jurandir, e, levados pelo amigo Luiz Henrique Leal, conhecemos uma parte maior da Paraiba e visitamos o início da Transamazônica e com os guias, andamos por Cabaceiras, a Hollywood brasileira e vimos outro pôr do sol incrível, no Lajedo do Pai Mateus. Paraíba é realmente um dos mais bonitos estados brasileiros e está, no meu ponto de vista, um dos tops do nosso Nordeste. 


Paraná - Este novo roteiro do Sul Brasileiro deixou boas lembranças boas desde 1992 quando estivemos em Curitiba, para um passeio de 24 horas apenas, prometemos voltar e voltamos, ao estado em 2014 quando conhecemos Castro e Ponta Grossa, convidados pelo casal Igor e Bárbara Tostes, e tomamos gosto e três anos depois fomos conhecer Foz do Iguaçu e mais dois anos se passaram para voltar a Curitiba e fazer um passeio, velho desejo nosso, pela Serra do Mar a bordo da Maria Fumaça, descer em Morretes e conhecer Antonina, um belo cenário e um passeio maravilhoso pela capital, onde conhecemos praticamente todos os pontos turísticos oferecidos pela nossa operadora local. 











Comentários