O mundo de A a Z - Portugal - Parte 1

     

Nossa primeira visita a Portugal combinou com nossa primeira viagem turística a Europa, claro que em 2005 fomos à Espanha, mas em viagem de premiação, conquistada por este cronista, autor da melhor crônica sobre a Liga das Estrelas, o Campeonato Espanhol de Futebol. Tomamos gosto e quando me aposentei investi boa parte do recebido para uma viagem de vinte e dois dias por cinco países europeus. 

E este tour começou em 11 de setembro de 2008, voando TAP e sendo nosso receptivo em território europeu a Europa Mundo, que nos levou em ônico por vinte e duas cidades o que daria uma por dia, porém, tem sempre um porém, nas grandes cidades foram três dias e algumas, como Monsanto e Zaragoza, em Portugal e Espanha, respectivamente, apenas como ponto de repouso dos motoristas e para almoço do grupo de quarenta e dois turistas brasileiros de um dos quatro ônibus formados pela operadora. 

Começo de uma viagem sensacional, dia de sair sem programação específica ou programada, dia de conhecer os companheiros de viagem e de tentar fazer algo diferente neste 12 de setembro. Chegamos a Lisboa por volta das sete da manhã e fomos recepcionados no Aeroporto Humberto Salgado pelo nosso receptivo e depois de um banho e uma refeição no hotel, rumamos para o centro de Lisboa e depois, de metrô, partimos em um grupo de seis, quatro mineiros, para conhecer a Lisboa nova, erguida para a Expo Mundial realizada dez anos antes na capital portuguesa. 


A nossa guia era brasileira, formada em turismo e comunicação no Paraná, e residente em Portugal há longos anos, e os passeios começaram na velha Lisboa, bela e agradável, onde a Praça do Comércio e o Centro Histórico nos esperava para serem conhecidos por brasileiros ávidos por aventuras, muitos "marinheiros de primeira viagem", e entre estes quatro senhoras de Conceição de Macabu, cidade onde morei por um ano para exercer minhas funções no Banerj. 


Lisboa foi praticamente desvendada em três dias e um outro foi reservado para conhecer Estoril e seu cassino, Sintra e seu castelo mouro, Cascais e suas praias maravilhosas e Belém, quem não já ouviu falar dos famosos Pastéis de Belém? E, por ali, o Monumento aos Navegantes, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos, um dia maravilhoso para marcar de verdade o nosso início de roteiro. 

E chegou o dia de sair em direção a Espanha, mas no meio do caminho tinha uma obrigação, conhecer o Santuário de Nossa Senhora, em Fátima. Emoção à flor da pele, lágrimas, agradecimentos e pedidos que tivéssemos uma grande viagem neste próximos 18 dias por outros quatro países. De Fátima a Monsanto, já na divisa com a Espanha, um almoço e novamente pé no caminho para um novo país a ser desbravado pelo grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cristo Redentor x Estátua da Liberdade