O mundo visto por fotografias

O Castelo de Sintra - Portugal 
Uma pausa nos causos e nas histórias de viagens para rever meus álbuns de fotografias e, trazer para o blog algumas delas, que foram clicadas nestes longos anos de estrada e céus pelo mundo. 

Abro com uma foto do Castelo dos Mouros, em Sintra, por onde passei em duas oportunidades, 2008 e 2015, e guardo na retina belas imagens deste lugar que é um dos mais visitados pelos turistas que chegam a Portugal.

Igreja de Nossa Senhora de Fátima - Portugal 
Este talvez seja um das mais postadas fotos do mundo católico, que procura o Santuário de Nossa de Fátima, na cidade portuguesa onde a Virgem Maria apareceu para os "Três Pastores" em 13 maio de 1917. Neste local está erguida,além desta Igreja,uma capela no exato lugar das aparições da Virgem Maria.


O rio que corta Roma - Rio Tibre
Diz a história que este é um dos rios que marcaram a vida de Roma, no Império, por onde navegavam escravos fugidios,  a sua importância, para a Cidade Eterna era tamanha que os imperadores cuidavam dele com todo respeito e o Rio Tibre, seu nome deu origem a um dos bairros boêmios de Roma, o Trastevere.

O Coliseu, símbolo da força do Império Romano 
O Coliseu, ou Anfiteatro Flaviano, tem uma forma oval e foi construído durante os anos 70 DC, inaugurado em 80 DC, serviu de palco para os mais violentos espetáculos do Império e foi palco de sangrentos duelos entre gladiadores e escravos. O Coliseu resistiu a guerras e aos dois mil anos de existência. 


Congonhas - A obra de Aleijadinho
Aqui, ao lado, um dos cartões postais da região mais visitada de Minas Gerais, o Santuário Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, em destaque, nesta monumental construção, idealizado e projetado pelo mestre Aleijadinho entre os anos de 1757 e 1876, que permanece deslumbrante e recebe milhões de visitantes anualmente. 


Veneza - A Ponte dos Suspiros 
Impossível fazer um álbum de fotos sem incluir Veneza e a "ponte dos suspiros". Diz a lenda que os prisioneiros, que por ela atravessavam, davam o último suspiro. Foi construída entre os anos 1600 e 1603 e está intacta e bela até hoje. 


Ilha de Marken - Holanda 

Um lugar que me chamou a atenção foi Marken, na Holanda, cercado por diques e, em tempos passados, foi uma ilha do município de Waterland, e hoje é um próspero distrito pecuário, com cerca de dois mil habitantes, mas que tem cenário cinematográfico, como este, para ser visitado, como fizemos em 2011. 
Pôr do Sol em Lajedo do Pai Mateus- Paraíba


Este magnifico cenário, dizem os paraibanos e eu concordo, é um dos três mais belos pôr do sol do mundo, fica em Lajedo do Pai Mateus, no município de Cabaceiras, na Paraíba. Vale a visita apesar da longa viagem de João Pessoa até lá. 


Serra do Lagarto - Venda Nova do Imigrante-ES
Rota do Lagarto, na Serra Capixaba, está bem próximo de nós e vale a visita com calma e sentir de perto o que a natureza escreve para vista pelos turistas. Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, é, com certeza, um lugar a ser colocado no roteiro pós pandemia. 


Encerrando a primeira página escolho uma das fotos mais impactantes que cliquei durante estes longos anos de passeio pelo Brasil e pelo mundo. Aqui Lisboa, Portal do Descobrimento, no Circuito Cultural do Mosteiro dos Jerônimos, no Bairro de Belém.
Este monumento foi erguido nos anos 1940 durante a Exposição do Mundo Português, obra de Cottinelli Telmo e Leopoldo de Almeida, e com o tempo chuvoso e frio a foto ficou ainda mais deslumbrante, pelo menos na minha opinião de de centenas de portugueses que a curtiram na página Portugal e suas maravilhas, no Facebook. 
















Comentários