Leste Europeu - Quatro países em um dia

Praga - Pela manhã, na República Tcheca 
Uma das melhores viagens que fizemos, a que nos marcou profundamente, um roteiro digno de registro em qualquer álbum de fotografia, foi a de 2013, pelo Leste Europeu, quando visitamos sete países em apenas quinze dias de viagem. 

Foi muito corrida? Perguntaria o amigo que pretende fazer este roteiro. Não, não foi corrida. Foram dias de muita movimentação, até três países por dia, como fizemos ao sair de Praga, na República Tcheca, pela manhã, passear em Brastislava, na Eslováquia, pela manhã, almoçar em Donovaly, nos altos dos Montes Tartas, na Eslovênia, e chegar a Viena, na Áustria, ao anoitecer. Sim é muito para um dia, mas as distâncias são curtas entre estes países e tudo andou dentro da normalidade. 

São estas aventuras que marcam uma  boa viagem, o marasmo de um passeio fica longe de nos, nossos guias, principalmente este, da Abreu Tour, são fantásticos e verdadeiros mestes de cerimônias. Saímos de Praga, como disse acima, ao amanhecer e fomos até Cesk Krunlov, um lugar incrível, ainda guardando suas construções medievais. São poucos quilômetros que separam Praga de Krulov, e muito pouco para chegar até Eslováquia, na capital Bratislava, uma cidade incrível que foi ser a capital de um país dividido pela guerra, Tcheco Eslováquia, que se transformou em dois mas que vivem em harmonia, felizmente. 

Brastislava, na Eslováquia, ainda manhã. 
E ao sair de Cezk Krunlov o guia nos disse: "Agora é hora de viajar no tempo e conhecer outros três países em apenas um dia. Preparados?" E lá fomos nós rumo ao desconhecido mundo da nove, primeira parada Bratislava, onde passeamos pelo centro histórico e conhecemos apenas a parte medieval da cidade eslovaca, mas o sufiente para ver a cultura e a beleza de uma das principais capitais do Leste Europeu, que conserva sua arquitetura intacta e faz disto o grande trunfo para atrair turistas para o país. 

Donovaly - A neve nos foi apresentada 
Almoçamos e subimos a serra, literalmente, até chegar no alto do Monte Tartás, um dos mais famosos do continente Europeu, para conhecer a Estação de Ski de Donovaly, já no lado da Eslovênia, e ali seria nosso ponto de almoço, por volta das 14 horas daquela quinta-feira, dia 30 de março de 2013. O dia ficou marcado como um dos mais emocionantes de todas as nossas viagens, ver a neve cair, formar imensas colunas e cobrir todas as casas e as áreas próximas em um espetáculo inesquecível para todos do nosso ônibus. 

E, fechando o dia  corrido, como narrei acima, quatro países em apenas um

Viena, já na mannã seguinte
dia de viagem, chegamos a Áustria, na sua capital Viena, na noite de quinta-feira, véspera de uma Sexta-Feira da Paixão, com a neve insistindo em cair, dizem que foi o maior frio dos últimos quarenta anos naquela região, mas para nós, turistas, pelo menos eu e Marina, foi uma dádiva de Deus e um presente para o casal apaixonado por viagem e que esperava um momento como este para curtir a maravilha da natureza. 



E assim passamos para vocês mais uma etapa de uma das nossas viagens pelo mundo, o Leste Europeu ficará sempre marcado por estes momentos de intensa movimentação e pelo frio, pela neve e pelos lugares que passamos nessa corrida espetacular de quinze dias de grandes alegrias e conhecimento. Foram sete países, ainda estivemos na Polônia, Hungria e Alemanha, que contamos em um próximo capitulo desta história.
 



Comentários