Andanças - 2010 No Chile com as manas

No Vale Nevado, no Chile, com as manas  2010
Uma viagem programada logo após uma cirurgia cardíaca, realizada em 2009, dezoito meses antes de sairmos, eu e Marina, com as minhas irmãs, Eliane e Teresa, com destino ao Chile e Argentina, excursão organizada pela Ville Turismo através do Rildo Júnior. 


La Nacion, o periodico chileno
Oito dias de viagem, quatro em cada país, e com início em Santiago, em setembro de 2010, e término em Buenos Aires, e com o tempo curto cada minuto seria bem aproveitado e por isto o roteiro teve boas opções e completamos por lá, a nosso gosto, o que gostaríamos que fosse incluído, como a visita a Vinícola Concha Y Toro, no Chile, e o passeio pelo Rio da Prata, na Argentina. 


Olhando Santiago da Cordilheira dos Andes
Santiago, a capital chilena, me agradou bastante, até voltarei um dia para rever o que vi e visitar o que não vi, a cidade estava fechada devido ao feriado do Bi-Centenário da Independência, e pouco pudemos andar por ela em tour programado pela operadora contratada. Mas com tempo suficiente para subir a Cordilheira dos Andes e olhar, lá do alto, a bela Santiago do Chile, tempo para conhecer La Moneda, o Palácio da República, e a sede do jornal La Nacion, um dos mais combativos periódicos chilenos. 
Relógio doado pela Suíça na Copa 62 em Viña del Mar

Quatro dias apenas e já no segundo dia a visita a duas cidades importantes e que são bastante procuradas por turistas, pela manhã, depois de algumas horas de viagem em uma Van, chegamos a Viña del Mar, uma das sedes da Copa do Mundo de 1962 e banhada pelo Oceano Pacífico, belos restaurantes, praia bonita e bem conservada e uma história esportiva que eu já conhecia muito bem. 


Memorial Pablo Neruda - Chile 2010
No meio da tarde, logo após um belo almoço em um dos restaurantes na orla de Viña del Mar, seguimos para a cidade portuária de Valparaíso, um lugar diferente, onde residiu o poeta Pablo Neruda, mas o tempo curto e com compromissos na capital, fizemos um pit stop na Plaza Simon Bolívar, no centro, e subimos na parte alta da cidade para ver de cima a bela arquitetura e o cais do porto de Valparaíso. 


Vale Nevado - Chile - 2010
Fechando a viagem a subida até o Vale Nevado, uma estação de ski famosa em todo o mundo e um dos pontos mais altos da Cordilheira dos Andes, no lado chileno. Deslumbramento total para nós, com a beleza do lugar,  e decepção por não ver a neve cair e apenas podemos pisar e tocar no gelo da pista de patinação e sentir, de verdade, o frio de -3 graus. Parada ficou menor do que o combinado, a pressão atmosférica fez os dois recém operados, eu e Eliane passamos por cirurgia cardíaca, sentisse a altitude e pedisse ao taxista para antecipar nossa descida. 

Comentários