Uma bela e elegante cidade, divida pelo Rio Danúbio, só por este motivo já vale escrever ou dar dicas para uma possível visita a Capital da Hungria. Budapeste duas faces, o lado alto, que é chamado de Buda e o lado plano, chamado Peste, que formam Budapeste a capital do Império Austro-Húngaro. os dois lados são ligados por uma ponte, construída no século XIX e leva o nome de Széchenyi Lánchid, de onde você, se atravessar a pé, pode ver a beleza do Danúbio e as monumentais obras do tempo do Império, como o Parlamento Húngaro.
E o que fazer em Budapeste? Um tempo mínimo para conhecer a cidade são
dois dias, mas recomenda-se três porque em uma destas noites você terá a obrigação de conhecer a New York Café, que, segundo as melhores revistas de turismo, é um dos mais bonitos prédios da Europa e um dos mais bem frequentados restaurantes de todo o Planeta. Vale a pena a visita e, posso afirmar, apesar do luxo não é um local caro e o turista pode visitar sem susto.
No mais é passear pela Colina Histórica, conhecer o Castelo de Buda e de lá observar o Danúbio e o lado Peste, principalmente a orla do rio onde se destaca a beleza do já citado Parlamento, e as igrejas de Santo Estevão e São Mathias, que velem ser vistas devido a beleza arquitetônica e de seus vitrais maravilhosos.
O Parlamento, visto aqui na foto tirada do Rio Danúbio, se destaca com garbo e luxo das demais obras.
A Praça dos Heróis (foto ao lado) é um ponto obrigatório para fotos e conhecimento, seu guia lhe dará várias informações sobre o lugar e você verá uma das mais belas praças da Europa. Um lugar que ficará em seu álbum de fotografias
com toda certeza.
Eu, que sou amante do futebol, gostaria de conhecer a Arena Puskas, o moderno estádio construído para a Euro Copa e que foi inaugurado em 2017 e como estive por lá em 2013 deu apenas para conhecer o Estádio antigo, que também levava o nome do maior jogador húngaro de todos os tempos, Puskas, demolido em 2016 para a construção da moderna Arena.
Deixei para este último parágrafo o melhor programa de Budapeste, o Cruzeiro pelo Rio Danúbio, uma manhã, que adentrou a tarde, com almoço a bordo e com música típica no navio, uma visão maravilhosa de toda a cidade e uma incrível recepção dos guias locais. Imagine você, realizando um sonho juvenil, olhando o Danúbio a seu lado, ouvindo a narrativa, em português, de como foi e o que foi o Império Austro-Húngaro e como foi a vida da Imperatriz Elizabeth da Áustria, a inesquecível Sissi, a Imperatriz, que viveu ali seus últimos dias de apogeu.
Viajar é tudo de bom e conhecer a história do mundo melhor ainda. Faça suas viagens e esqueça a vida por um momento.
Comentários
Postar um comentário