Madrid, bem no centro da Espanha, é a capital do país e uma cidade bem traçada, planejada para ser uma das melhores do continente, e, podemos dizer, é uma elegante cidade cortada por belas avenidas, grandes viadutos e um metrô de alta qualidade. Pode não ser a maior ou mais completa, como outras capitais da Europa, mas no meu conceito está entre as cinco mais bonitas e mais bem traçadas do mundo.
Suas praças são copiadas por muitos e são cartões postais maravilhosos, como esta da foto acima, Plaza Cibelis, bem no coração de Madrid.
Madrid é a cidade das artes, vários museus e muitos artistas nascidos na cidade são reverenciados em todos eles, como Goya, tido como o mais completo de sua época e no Reyna Sofia e Museu do Prado, ele, Goya e Velazques, foram eternizados e sempre reverenciados, como na foto ao lado no busto em homenagem ao grande Francisco José Goya Y Lucentes, grande pintor e gravador cujas obras estão no Museu do Prado em destaque.
Andar pelas ruas de Madrid é, como em outras velhas capitais da Europa, se descobrir, em cada esquina ou rua, um pouco do passado da cidade e muito da história da Europa.
E o que fazer em Madrid? Não sou muito da madrugada, mas gosto de um bom bar, para o final de tarde e para conversar sobre o lugar que visitamos e o que vimos na cidade e Madrid tem vários points para o turista que gosta deste tipo de programa. Pubs, bares que servem o famoso Tapas Y Canãs, para nós cerveja e tira-gosto, e restaurantes maravilhosos que você pode experimentar a famosa Paella espanhola.
Nós, na primeira vez que estivemos por lá, em 2005, abusamos do final de tarde, todos os cinco dias visitamos um lugar diferente, com vinhos, estava frio, tapas e uma boa cerveja e conhecemos um excelente pub, cópia dos londrinos, e cantina italiana mais famosa da Gran Via, onde ficamos até cerrar a última porta porque o napolitano, proprietário (foto ao lado) do lugar, gostou do grupo e ficamos até madrugada, com as portas fechadas, claro, porque nesta avenida tudo se fecha às dez da noite.
Plaza Mayor é, realmente, uma das mais bonitas do mundo, na minha opinião
só perde para Grand Place, de Bruxelas, na Bélgica, mas a história da Espanha passa por ali. Ela tem nove entradas, todos com pórticos maravilhosos e o acesso é feito somente por um destes portões, é retangular, como todas as grandes praças europeias, e mede 129 metros de comprimento e 28 de largura e é rodeada por edifícios de três pisos, que serviam de moradia para a corte da Espanha.
Enfim, anda por Madrid é muito legal mas é obrigatório conhecer os dois museus citados aqui, Reyna Sofia e do Prado, pegar um ônibus de turismo, aqueles bus-tour tradicionais nas grandes cidades da Europa, conhecer a Plaza Cibelis, descer na Plaza de Spaña, onde há uma grande praça em homenagem a Dom Quixote (foto), conhecer a Porta do Sol, e o restante deixa o ônibus te levar, desça no Estádio Santiago Bernabeu, do Real Madrid, faça uma visita guiada e no mais curta Madrid como nós, que gostamos tanto que voltamos por lá em 2011 e 2015.
Comentários
Postar um comentário