A primeira impressão, principalmente quando se chega a Bruxelas no frio, é que a cidade também é fria para receber turistas. Mas aos poucos, quando você começa a andar pelas ruas, pelos bares ou restaurantes, principalmente quando estão (sério) experimentando a melhor cerveja do mundo, você vê o sorriso, a hospitalidade do belga e a opinião muda logo no primeiro gole do puro malte.
Estão espantados, né mesmo? Mas foi assim
que aconteceu comigo. Chegamos a Bruxelas, vindo de Londres, com paradas estratégicas em Brugges e Haia, e chegamos a capital belga por volta das 19 horas e iniciamos imediatamente um tour noturno, que começou na Grand Place, segundo nossa guia uma das mais bonitas praças do mundo, o que concordei logo que vi, principalmente iluminada, e ficamos maravilhados com o que vimos.
Uma das visitas, que não faltará no roteiro Bruxelas, é a visita ao Attomium (foto ao lado) um monumento erguido em 1958 para ser o símbolo da Exposição Mundial e, como a Torre Eiffel, ficou para sempre a pedido das autoridades e do povo belga.
Um passeio pelas praças e ruas de Bruxelas não pode faltar uma parada para conhecer, degustar e comprar os famosos e deliciosos chocolates belgas, que como a cerveja são considerados os melhores do mundo e eu garanto a veracidade desta informação.
Este monumento, que você, que gosta do futebol, já viu como mascote do Botafogo FR, é o Manneken Pis, que aqui no Brasil ficou conhecido como Manequinho, o garoto que faz xixi na praça e que é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
Outro lugar indicado é a visita ao Parque do Cinquentenário e o Palácio Real, ambos com arquitetura maravilhosa e que vale uma foto para seu álbum de viagens.
E, para fechar o giro por Bruxelas, tem que haver um brinde com uma Leffer,
produzida há séculos na Abadia Leffe pelos monges e que até hoje é uma das melhores cervejas do mundo.
Este gaúcho, comigo na foto, é bom companheiro e sempre comigo nos momentos de um vinho, uma boa carne e uma boa cerveja, ele sabe muito bem escolher um bom prato para o final de noite com as esposas em todos os lugares que passamos.
Comentários
Postar um comentário