Uma pequena cidade, Nova Trento, no Oeste de Santa Catarina, com uma
população aproximada de quinze mil habitantes, ganhou notoriedade quando se tornou um destino de turismo religioso graças a Santa Paulina, cujo imenso santuário tem espaço para receber cerca de seis mil fieis e mais de vinte espaços espalhados por todo o parque.
A cidade foi colonizada por italianos e por isto a devoção pela santa ,e quando de sua beatificação, em 1991, pelo Papa João Paulo II, iniciou-se o movimento para a construção do Santuário em um lugar onde existia apenas um velho e quase abandonado casebre, e em 2002 já estavam com todo o projeto pronto e em menos de três anos toda a construção estava concluída.
O Santuário de Santa Paulina, inaugurado em 2006, é suntuoso e no seu entorno existe toda uma estrutura montada, parques com lagos e pedalinhos e um cinema em 6D, que é uma atração extra para os jovens que acompanham seus pais neste caminho religioso brasileiro.
Quem é Santa Paulina? Nasceu na cidade de Vigolo Vetare, na Região de Trentino, na Itália, em 16 de dezembro de 1865 e recebeu o nome de Amábile Lúcia Visimater, e veio pequena para o Brasil, com nove anos. Ela e se sua família se instaram em Vigolo, mesmo nome da sua cidade natal que mudou seu nome para Nova Trento em homenagem a grande colônia italiana que por ali se instalou.
Estivemos por lá em 2012, com o amigo José Souto Tostes, e na época ainda estavam iniciando esta grande empreitada e já podia ser notado que uma grande estrutura turística já estava se desenvolvendo.
A grande festa da cidade ocorre em julho, quando aproximadamente cinquenta mil pessoas se dirigem a Nova Trento para as comemorações do dia de Madre Paulina.
Comentários
Postar um comentário