Passeio emocionante - Neve em Donovaly

 

Donovaly, nos Montes Tatras, é um município da Eslováquia e que faz divisa com a a Polônia e a Eslovênia,  por onde entramos em março de 2013 e subimos até a Estação de Ski localizada no topo da montanha. 

As montanhas criam uma divisão natural entre estes países e faz parte da Cordilheira dos Carpatos, no Leste Europeu, são protegidos em todos os lados de sua extensão e são considerados parques nacionais, por isto estão sob proteção ambiental. 

Tanto no lado eslovaco ou no lado esloveno, assim como no lado polonês, o

Monte Tatras é um dos mais procurados destinos dos praticantes de esporte de inverno. Donovaly está a 960 metros de altitude e suas montanhas são consideradas uma das melhores para a prática do esporte de inverno, e está localizada no distrito de Banská Bystrica, na região com este mesmo nome.


A temperatura média por lá é de 2 graus centígrados, e, no dia que lá estivemos, em março de 2013, fomos recebidos por uma nevasca incrível e uma temperatura de -5 graus e se querem saber foi maravilhoso e repetiria tudo outra vez até com temperatura mais baixa.  

E você perguntará: O que fazer em Donovaly? Se você gosta de esquiar, andar pela neve e praticar outro esporte de inverno é um dos melhores destinos do planeta, mas nós, já veteranos, preferimos ficar no entorno da pousada (foto acima) observando os esquiadores e olhando para o cenário bonito e digno de elogios e belas fotos. Um almoço maravilhoso, regado a vodka, e um programa que rendeu boas conversas na viagem até Viena, nossa próxima parada no roteiro 2013. 

Comentários