Esta é uma das mais antigas catedrais da França, em estilo gótico, teve sua construção iniciada em 1.163 e é dedicada a Virgem Maria. A margem do Rio Sena, na Ile de Citè, a catedral de Notre-Dame de Marie, sofreu um forte impacto duas semanas após nossa última visita, em abril de 2019, no dia 15 daquele mês e ano um terrível incêndio destruiu grande parte da igreja e deixou os franceses e turistas católicos de todo o mundo, em estado de choque.
E a pergunta sempre foi esta, segundo o guia que nos levou a catedral em 2008: O que significa Notre-Dame? E a resposta nem precisava do guia, já sabíamos que a resposta seria Nossa Senhora, em francês, já que a homenageada com o nome na catedral mais conhecida do mundo, é a Virgem Maria.
A inauguração da Catedral de Notre-Dame ocorreu quase duzentos anos após o início das obras, ou seja, em 1.345, e finalmente os fieis parisienses puderam ver de perto a empolgante construção, suas colunas e portões largos em estilo gótico, e hoje, quase dois anos pós incêndio, quem passa pela Place Jean Paul, no bairro que leva o nome da Catedral, Notre Dame, no coração da cidade.
Comentários
Postar um comentário