Por aí... Sempre - Sul Fluminense

Conservatória 
Minhas primeiras viagens para o Sul do Estado do Rio de Janeiro foram para jogar futebol, em Valença, onde estive um tempo, depois conheci Barra Mansa e Barra do Piraí e, já casado, um final de semana em Resende, onde a mana Eliane e a tia Marley trabalharam e fizeram grandes amizades. Faz um tempão, né mesmo? Nem fotos deste passeio, que teve Penedo e Itatiaia incluídos, temos nos arquivos.

Gosto muito de Conservatória, fui até lá em 2010, com um frio gostoso e propício para as noites de serestas, o vinho ajuda a voz e dá ânimo ao cantor amador, e voltamos algumas vezes, inclusive levado pelo filho, Ralph, que hoje reside neste pedaço do Estado do Rio, Volta Redonda, o que me faz voltar várias vezes pelo sul fluminense.

Paraty 

Não fui a Angra dos Reis curtir suas belas praias e ver de perto sua bela história, minha visita a Angra foi a trabalho, narrar um Angra x Americano em noite de quarta-feira com um calor que merecia ficar no dia seguinte para aproveitar uma das praias que ficam perto do hotel em que me hospedei. Mas nada disto, no tempo da bola na "latinha" era chegar, trabalhar e sair de retorno a Campos dos Goytacazes. 

Paraty, a cidade do Caminho Real, realmente é uma joia encravada nesta região, um dos lugares mais bonitos e incríveis que conheci, me fez lembrar muito de Colônia del Sacramento, no Uruguai, cujos portos eram das saídas do ouro exportado para Europa legal e ilegalmente. 

Outras cidades como Quatis, Pinheiral e Rio Claro, foram visitadas muito rapidamente, como o que a gente chama de "bate volta" nem sequer dá para lembrar. Vassouras esteve no meu roteiro de futebol e por lá voltei em 2018 e passei uma manhã bem agitada com o neto Felipe, Três Rios faz partdoe também do histórico do Rádio, seus dois times, América e Entrerriense, eram adversários dos campistas e em várias oportunidades fizemos transmissões da cidade dos Rios Paraíba, Paraibuna e Piabanha. 

Una Etê - 
Areal e Sapucaia são cidades de passagem de viagens e por isto, de vez em quando, escolho uma das duas para um almoço e um passeio pós refeição pelas praças e ruas. Sul Fluminense é um lugar gostoso e Paraíba do Sul será minha próxima parada. 

Deixei para o final a visita que fiz ao Parque Ecológico Uana Etê, localizado em Paulo de Fontin, divisa com Vassouras, e dizer que vale a visita e é simplesmente sensacional passar uma manhã, ou uma tarde neste lugar bucólico com uma visão da serra maravilhosa e com um cuidado muito especial por parte da direção que deixa o parque com jeito de quem voltará um dia. 


Comentários