Descendo em Praga, março de 2013 |
Mais uma etapa daquelas que chamamos "sonho de criança", e mais uma vez uma bela promoção aproveitada. Um giro pelo Leste Europeu, traçado pelo Rildo Júnior, da Ville Turismo, com treze dias pelo Velho Continente e desta vez estreando a melhor operadora de viagem do mundo, AbreuTour, que nos brindou com a que eu acredito ter sido o melhor roteiro de todos estes quinze anos de andanças pelo mundo.
Descemos em Paris, no dia 27 de março de 2013, para a conexão, via Air France, com destino a Praga, capital da República Tcheca, nosso primeiro destino destes próximos quinze dias de giro pelo Leste Europeu.
E a neve chegou, no segundo dia em Praga |
E que viagem fantástica e que lugares lindos escolhemos para rodar o velho continente, que começava a viver o pior inverno, sorte nossa, dos últimos cinquenta anos. Temperatura média de 5 graus, à tarde, caindo para -4 ou -5 à noite e com perspectiva de nevasca constante. O sorriso no rosto de Marina demonstrava toda certeza de que seria uma bela viagem. Frio? Neve? Deixa cair a vontade, afinal tudo isto para nós era uma grande novidade.
![]() |
O mais antigo relógio astronômico do mundo |
Hotel Hilton, em Praga, nos recepcionou e nos apresentou ao casal Chico e Marta Bandeira, dois cearenses que se tornaram grandes amigos e foram nossos companheiros durante os quinze dias do passeio. Um vinho, para esquentar o frio que já começava a apresentar seu cartão de visitas, um bom jantar, cama e descanso para o dia seguinte começar o roteiro traçado pelo Zé Maria, nosso guia português, o melhor de todas as viagens.
Catedral de São Victor - Praga 2013 |
Uma das mais belas cidades, entre a centena que visitei no exterior, Praga se destaca pela elegância do povo, pela limpeza da cidade de pela conservação dos prédios históricos, como este relógio astronômico, que reúne em seu entorno centenas de turistas, diariamente, para ver e ouvir a sua movimentação, o Castelo de Praga, a Igreja de São Vitor, e a Ponte Karlos fazem o trio de cartões postais imperdíveis para qualquer visitante.
![]() |
O portão principal de entrada de Cezk Kumlov |
Três dias depois seguimos viagem para Eslováquia, que foi dividida na revolução quando a Tcheco Eslováquia se separou para formarem dois países, República Tcheca e a Eslováquia, e, no caminho, tinha um lugar espetacular para ser visto, Cezk Kumlov, uma cidade medieval, registrada na Unesco como patrimônio histórico universal, situado ao norte da República Tcheca, cujos castelos e o centro histórico foram construídos no século XIII e nos brindou com sua beleza coberta de neve e por isto achamos, eu e Marina, que ficou ainda mais interessante ser visitada.
A defesa do Castelo de Kumlov |
Almoço? Jamais esquecerei o que nos foi oferecido em Cezk Kunlov, uma pasta italiana fantástica e deliciosa e que ainda deixa saudade em todos que por lá sentaram e esperaram por mais de uma hora a preparação da massa, caseira e feita na hora, e o serviço. Inesquecível Cezk Kumlov.
Era só o início de uma bela viagem, daqui seguimos para um novo dia, um novo lugar e um velho sonho, conhecer as montanhas nevadas do Leste Europeu.
Comentários
Postar um comentário