Andaças - Eslováquia e Eslovênia e o Monte Tartas

Bratislava - Chegando ao centro histórico
Depois de algumas horas de viagem, viemos da República Tcheca onde passamos três dias maravilhosos, chegamos ao outro lado do país dividido, a Eslováquia, e, pela manhã, nosso tempo, como sempre, era curto e precisávamos chegar na Áustria ainda à noite e subir as montanhas do Monte Tartas para conhecer as estações de ski mais populares do Leste Europeu. 

Sabíamos que seria rápido e por isto não perdemos tempo ouvindo
Monumentos históricos da capital eslovaca
guia contar sobre a história da cidade e do país, já havia lido tudo na Internet, já em 2013 a conexão era livre por todo o país e nossos celulares já eram os modernos, para nós aqui no Brasil, e saímos, eu, Marina, Chico e Marta, para conhecer os monumentos da praça, a igreja, que foi destruída no conflito entre as nações do Leste, e andar pelos calçadões da capital eslovaca. 

Orando na Catedral de São Martinho
Bratislava, uma antiga e bela cidade, às margens do Rio Danúbio e que tem o Monte Carpados como referência, nos ofereceu uma recepção muito boa, simplesmente o povo vai as ruas esperar o turista e fazer deste encontro uma renda extra. Um momento de grande reflexão na histórica Catedral de São Martinho, que bela história, que belo altar e que belos momentos passamos por ali orando e pedindo proteção para seguir em paz em nossa viagem. 

Donovaly - Eslovênia, nos Montes Tartas
Saímos de Bratislava com um frio incrível, -3 graus, e a grande expectativa era como estaria as montanhas a ser visitadas à tarde, teria neve nos Montes Tartas? Chegamos e logo paramos para o almoço, e que almoço, o cenário era de um filme (olhem só a foto ao lado) e a primeira cena será inesquecível, Donovaly, na Eslovênia, totalmente branca, coberta pela neve e nosso restaurante, este da foto, nos brindando com este cartão postal incrível. 

Alguém, no ônibus, exclamou: Este cenário é incrível, parece até
Estação de Ski de Donovaly - Eslovênia 
que é um PRIMEIRO DE ABRIL. Exato, estávamos no dia primeiro de abril de 2013 e para quem sonhou com esta visita, este momento, a vida inteira, realmente dava para pensar em uma grande mentira, quem sonhava em ver o Leste Europeu desta forma, em plena primavera?

Estivemos por lá apenas quatro horas, mas era preciso sair, nossos agasalhos não suportariam o frio que começava a aumentar,  por volta das cinco da tarde já havia caído para -6 e a previsão era para -13 ao anoitecer. Vamos em frente, minha gente, o frio é intenso e precisamos chegar em Viena antes da oito da noite.
Donovaly - Nosso ponto de apoio na montanha
Será que chegaremos?

A neve cobria toda a estrada, caia torrencialmente por toda montanha, e na descida eu temi por pior, mas nosso motorista, já calejado com a estrada e a situação, demorou mas nos levou em segurança montanha a baixo até as margens do Rio Danúbio, que mostrava um visual para ser guardado na lembrança e não dá para contar ou narrar. 




Comentários