Andanças Brasil - Gramado e Serra Gaúcha

Igreja de Santa Cruz - Gramado RS
Gramado, na Serra Gaúcha, um lugar que já faz parte da minha vida de viajante. Estive lá em 1992, minha primeira viagem de férias, como já disse em outra postagem, voltei em 2014 e agora a pouco, 2018, estava lá novamente, desta vez com a família para rever um lugar que aprendi a gostar e é um dos mais belos cartões postais do país. 

Aliás, diga-se de passagem, está muito mais lindo do que antes e mais moderna, principalmente as cidades praticamente geminadas, Nova Petrópolis, Canela e Gramado, que evoluíram no setor turístico e cresceram de forma soberba e bem organizada. 

Viajamos na Maria Fumaça, que não esteve no programa de 1992, voltamos a uma vinícola, desta vez a Tonnet, e Caxias do Sul, e o pico da visita foi realmente o Natal Luz de Gramado, que este ano completa trinta eventos e está belo como sempre foi. 


A cidade que me impressionou foi Canela, um turismo diferente de
Gramado, e sua espetacular queda d'água, Cascata do Caracol, que nos deu um belo  modelo para fotos extraordinárias e um visual digno de um grande ponto turístico. Canela e sua Catedral de Pedra encantam e deixam marcas indeléveis em qualquer turista que por lá passa para uma visita rápida ou demorada.

Voltando ao circuito do vinho e do tour pela Maria Fumaça muito a comentar, mas é melhor mostrar fotos e vídeos porque contando por aqui ficará monótono. 


Como revelar aos amigos a beleza das vozes dos cantores interpretaram sucessos italianos, a região foi colonizada por imigrantes oriundos da Itália, por cantadores gaúchos, com trajes e canções típicas? 

Belo espetáculo que tem uma duração de uma hora e meia e, mesmo com chuva e frio que nos acompanhou, valeu cada minuto de passeio pelas cidades de Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. 
La Pietá - Caxias do Sul

E, falando em Caxias do Sul, a igreja de São Pelegrino continua imponente e renovada, é um dos marcos da cidade da serra gaúcha e suas obras de arte, como a Pietá, uma das duas réplicas feitas pelo artista Michelângelo, autor da obra, que tem a cidade como morada. 
Interior da Igreja de Caxias 

O Natal Luz  me encantou da primeira vez que apareci neste período, caro demais para um turista normal, mas se voltar por lá, e voltarei, será em dias fora de temporada alta, curtir de verdade a rota do vinho e fazer novamente aquele passeio pela Maria Fumaça, ouvir os cantores do trem e curtir o frio da Serra Gaúcha que sempre cai muito bem. 

Comentários