Andanças - Valença e Braga, entrando em Portugal 2015

Final de trecho espanhol, de Santiago de Compostela até Valença, já na divisa com Portugal, é de apenas 117 km e chegando a fronteira bateu uma saudade danada de minha Miracema. Sabem qual é a divisa Espanha x Portugal, o Rio Minho, te lembra alguma coisa relacionada a nossa querida terrinha? Claro que a pergunta é para meus conterrâneos, mas algum de vocês já embarcou em algum veículo da Viação Rio Minho, ou não?

Marina e Celeste na muralha em Valença - Portugal
Valença é uma pequena cidade às margens do Rio Minho, sua principal fonte de renda vem da agricultura e por isto o rio é importante. Com apenas 15 mil habitantes, esta jovem/velha cidade, que nasceu no tempo do jovem Infante Dom Henrique mas se tornou  cidade apenas em 2009. 

Aqui fizemos compras de agasalhos, o frio aumentava a cada dia que passava, saboreamos um esplêndido bolinho de bacalhau, o primeiro da viagem, e sentamos para um repouso pequeno para curtir mais um ponto turístico de grande relevância, que estava a apenas 86 km. 

Na Gruta da Capela dos Reis, em Braga 2015
O funicular da Igreja da Sé, Braga/Pt
Seguimos para Braga, uma cidade mais ao extremo norte do país, pertinho do Porto, apenas 57 km, mas que valia a pena ser visitada principalmente pelo complexo de Bom Jesus do Monte, onde está, no cimo, onde se chega por uma imensa escadaria ou pelo funicular, fantástico, inaugurado em 1882 e que até hoje permanece como no começo de sua utilização. 

O Museu da Sé, em Braga - Portugal 
Este bonde é movido a água e nos dá uma sensação de segurança incrível, valeu cada segundo dentro do vagão e um dia, quem sabe, terei mais tempo para conhecer a cidade de Braga e não só a Sé de Braga, uma igreja de estilo medieval onde abriga a Capela dos Reis, em estilo gótico e de lá você admira o belo Jardim de Santa Bárbara. 






Comentários