Andanças - Turquia - Istambul e Ankara 2019

No Grande Bazar de Istambul 
Nossa sétima viagem pelo continente europeu, tinha um roteiro vasto, com destinos históricos, como Éfeso, a principal razão da viagem, e começou em 20 de março de 2019 quando saímos do Aeroporto Internacional Maestro Antônio Carlos Jobim, no Galeão, rumo a Paris, em voo Air France, e de lá para Istambul, voando pela Atlas Global, onde chegamos, no horário local, por volta das onze a noite no Radisson Blu Sisle, no centro da antiga Constantinopla. 

Esperando o desfile das fanfarras turcas 
Claro que não deu para fazer o pequeno tour de aprendizado sobre o local, as quase 24 horas de viagem, desde a saída do Brasil, nos fez ir direto para o apartamento e repousar para que o roteiro, longo e cansativo, começasse no dia seguinte com o corpo leve e descansado. 
Orla do Mar Egeu - Istambul

Istambul e suas Mesquitas, que são cerca de 300 em toda cidade, vislumbrada em toda seu explendor e contada, tim... por tim.. por um guia, Caio, um turco com um português perfeito e um profundo conhecimento do tema turismo na Turquia.


Adentrando uma das 365 Mesquitas de Istambul

Cruzamos o Rio Chifre de Ouro, rio que corta a cidade e deságua no Estreito de Bósforo, este terá um capítulo a parte devido a sua importância e sua beleza inconfundível. 

Istambul, antiga Constantinopola, dos mercados agitados e do Grande Bazar, ponto principal dos ávidos compradores viajantes. 

Um cenário inter-coninental - Ásia ao fundo


Um Cruzeiro pelo Estreito de Bóforo, que é a extensão dos mares Egeu e Negro, e que faz de Istambul um cartão postal incrível e cheio de surpresas em seus dois lados, Europa e Ásia cortados apelas pelo Estreito e pelas pontes e ligadas também pelo moderno Metrô. 

A parada na parte asiática de Istambul foi uma aula de história do país, contada com inteligência pelo Guia Caio, mostrando como foi a conquista da capital Bizantina pelo Império Otomano, sobe o comando do Sultão Maomé II, o Conquistador, em 29 de maio de 1453. 

Ankara, no Palácio de Governo
Deixamos a velha capital em 24 de março e partimos, nossa primeira viagem em terras turcas, para a nova capital, Ankara, fundada em 1923 pelo líder mais amado da Turquia, Ataturk, amado por todos e idolatrado por uma nação inteira. 



Compras no grande bazar
Anteriormente conhecida como Ancira e Angora, Ankara está localizada na Anatólia Central e tem uma população de quase cinco milhões no centro urbano e é a segunda maior cidade turca, perde apenas para Istambul. Passeio pela capital para conhecer a Igreja de Santa Sophia, o Mausoléu de Ataturk, o Museu da Civilização de Antólia, e ver as belezas da reserva de água do tempo bizantino. E depois, sem trégua por parte do Caio, rumo a Capadócia e mais uma parte do longo roteiro a ser cumprida. 
















Comentários