Andanças - Berlim 2013

Portão de Brandenburgo 
Finalmente Berlim, capital alemã, que ressurgiu das cinzas e se tornou um dos maiores centros econômicos da Europa e, hoje, recebe milhões de turistas anualmente para ver de perto o muro divisor, o museu do Holocausto, e o famoso Portão de Brandenburgo, aliás, diga-se de passagem, o monumento é realmente vistoso e imponente. 

Sair pelas ruas, sem medo de ser feliz, andar pela Potsdame Plastz, uma das praças mais movimentadas da cidade antes da guerra e o local onde está hoje o Sony Center, um dos prédios mais bonitos de Berlim, um centro comercial super frequentado e cuja modernidade chama atenção. 
O Muro de Berlim

O Muro de Berlim, cuja história é conhecida por nós e sua construção e sua queda são dois marcos históricos e que fazem a divisão da história da Europa, ou do mundo, naquela de antes e depois do muro. Nosso hotel ficava na Alexanderplatz e pudemos ver bem de perto a Torre de Berlim, entrar e curtir a estação de trem e ver de perto a Catedral de Berlim e o Parlamento, são prédios que se salvaram dos bombardeios dos aliados e hoje mostram a imponência da cidade mesmo antes e depois da guerra. 
Estação de Alexanderplatz

E foram três dias, dois cumprindo programa e um por nossa conta, andando e curtindo a capital alemã e criando nosso próprio roteiro, e com um pouco de sorte, conseguimos um carro especial, com motorista falando nossa língua, que nos levou por bons lugares que talvez não visitássemos com nosso guia ou por conta própria. 


  • Nos despedimos em um restaurante tipicamente alemão, com pequena parte do grupo, e que foi realmente uma despedida, pois jamais reencontrei com qualquer um deles, apenas algumas mensagens por alguns meses e nada mais. Saudade daquela turma maravilhosa, certo Judite Cainele Leite, a única que mantem viva a chama da turma do Leste Europeu. 

Comentários