Andanças - Pelos rios e mares do mundo


Um brinda a bordo do navio no Rio Reno 
Uma das mais gostosas recordações de minhas viagens são os passeios pelos rios mais famosos do mundo, como por exemplo, o Cruzeiro pelo Rio Reno, em um navio restaurante, entre as cidades de Colônia e Frankfurt, foram quase doze horas navegando e observando a paisagem e as cidades que são cortadas pelo rio mais importante da Alemanha. 

As vezes a gente, quando gosta de um lugar ou de algo que nos chamou a atenção, diz que não há palavras para descrever tal coisa, mas aqui, neste passeio pelo Rio Reno, em um navio com um ambiente totalmente alemão.
Rio Reno, Alemanha, maio de 2011.

A cerveja, a comida, atendentes com trajes típicos, a música e tudo mais que pudesse fazer o passeio me fazem dizer que há sim, há palavras para traduzir todo este encantamento, e o que posso contar é que nada se compara a fazer o que gosta, a fazer o que planejou durante tanto tempo e quando se concretiza a gente fica sabendo que realmente valeu a pena ver o plano realizado e os sonhos saírem do impossível para a realidade. 

Navegando pelo Rio da Prata
Aqui por perto, banhando a Argentina e o Uruguai, está o maior rio do mundo, o Rio da Prata, que é formado pela desague dos Rios Paraná e Uruguai e do Oceano Atlântico, e navegar por ele, entre Buenos Aires e Tigre, na Argentina, estava nos nossos planos quando visitamos aquele país, em setembro de 2010, e, com toda certeza, a travessia nos deu, eu, Marina e as irmãs Tereza e Eliane, o prazer de ver de perto a imensidão daquele "mar", como é chamado pelos argentinos e uruguaios e confundido como tal por todos os turistas que desconhecem a origem e a história do Plata. 

No Extremo Norte está o Delta do Paraná, o Delta do Tigre, ou simplesmente Tigre, gigantesco conjunto de ilhas e uma reserva natural da floresta e da fauna argentina, e tudo isto nos é mostrado neste maravilhoso passeio entre Buenos Aires e Tigre. 
Eliane, a mana, com Marina no Rio da Prata



O cenário é maravilhoso, cheio de surpresas e, no percurso situam-se municípios da Grande Buenos Aires, como San Fernando, San isidro e Vicente Lopes, e, pela sua proximidade com a capital, a região transformou-se em um lugar privilegiado e totalmente voltada aos esportes náuticos, e San Fernando é conhecida como a capital nacional da náutica. Vale a pena viver esta emoção, cruzar o Rio da Prata e na próxima irei até Montevidéu. 

Pose de Capitão do Bateaux Mouche - Rio Sena
E o que contar sobre um passeio pelo Rio Sena, na deslumbrante Paris, com o pôr do sol sendo visto do navio e a Torre Eifel, completamente iluminada e bela, nos acompanhando? É a cereja do bolo de todos os passeios turísticos e o momento que jamais sairá da mente de um turista encantado por Paris e estudioso do rio que a corta. Com toda certeza não há nada mais agradável do que um tour ao longo do Rio Sena.
O Rio Sena abençoado pela Torre Eiffel


No percurso é possível visualizar os belos monumentos, construídos em sua orla, museus, palácios, e outros pontos turísticos famosos da capital da França, olhados de maneira privilegiada. O programa ideal de 10 entre 10 visitantes da Cidade luz e, como dizem, o melhor período para este passeio é maio e setembro,justamente os dois períodos que visitei Paris em 2008 e 2011, e, ao lado de Marina não optei por um jantar a luz de vela, mas brindamos com drinks deliciosos e vivemos intensamente aquela hora e meia de plena felicidade. 


Girando um pouco mais pelos canais de Amsterdã
Não tão famoso quanto um cruzeiro pelo Reno ou um passeio no Sena, olhando Paris, mas tão maravilhoso quanto os dois. Não tão cheio de aventura quanto a travessia do Prata, mas emocionante também. Assim eu descrevo o passeio pelo Rio Amstel e pelos canais de Amsterdã a bordo de um navio de classe A, à noite, que tornou o passeio mais belo ainda.

Cruzeiro pelos canais de Amsterdã

E isto aconteceu em 2011, quando saímos daqui em novembro para conhecer alguns países que estavam na 



fila para serem conhecidos por nós. Amsterdã foi olhada, observada, admirada e cantada em prosa e verso por nós a bordo de um navio, cujo serviço incluía champanhe, frutos do mar e um musical típico da holanda, com direito a moças de tamanco e detalhes holandeses nas roupas e nos trejeitos.


No Rio D'Ouro, na cidade do Porto

Em 2015, acompanhado da mana Maria Celeste, estivemos em Porto/Portugal, e no roteiro incluímos um passeio pelo Rio D'Ouro, um dos mais importantes da Península Ibérica, e como dizem os "patrícios" é a alma de uma grande cidade e a menina dos olhos de todos os visitantes, que tem neste passeio um dos preferidos para quem visita o Porto. 


Começamos por visita, em Vila Nova de Gaia, as caves onde o vinho do Porto envelhece, conhecemos um pouco melhor este vinho e apreciamos as coleções de antigos barcos,  os rabelos, os únicos que transportavam o vinho das quintas produtoras ateá foz, antes das barragens serem construidas. 

Com Celeste olhando as pontes do Rio D'Ouro

 Circulamos pelo Rio D'Ouro à tarde, 

com uma visão maravilhosa dos belos bairros portistas e das pontes que fazem a ligação da cidade, que cresceu pela orla e, claro, aproveitamos para conhecer o famoso Vinho do Porto, e ali fiquei sabendo que se toma apenas um cálice e não se faz do excelente vinho, uma roda de prosa e queijos, aí entram outras uvas portuguesas e vinhos de alta qualidade.
Um pouco da história de Portugal passa por este Rio D'Douro e eles, os portistas, se orgulham de seu majestoso cartão postal. 

Rio Danúbio, Marina e a mesa farta
O Rio mais famoso do mundo não estaria fora dos nossos roteiros por aí, sim o Rio Danúbio, o segundo mais longo da Europa, só perde para o Volga, e foi cantado pelo grande compositor Joanh Strauss, e corta diversos países e entre estes a Hungria, cuja capital Budapeste é divida ao meio, entre Buda e Peste, pelo Danúbio. 

No Danúbio, com Marta e Chico Bandeira

Estivemos na Hungria em março de 2011 e passamos três dias maravilhosos em sua capital, Budapeste, e entre estes momentos estava um Cruzeiro pelo Rio Danúbio, belo e imponente e o navio que nos levou pelas águas que cortam a capital húngara, tinha um serviço de bordo para deixar qualquer turista com água na boca e um gostinho de quero mais. 



Viagem tranquila e conhecendo as pontes, como a da Liberdade, o
Cenário de cinema - O Mar Egeu - Ásia
Parlamento, e ao final do dia um pôr do sol de deixar a gente de queixo caído. Budapeste é realmente bela, mas nada se compara com um passeio pelo Rio Danúbio ouvindo Strauss e curtindo as delícias da culinária húngara e um bom vinho acompanhando, e, clar
o, em excelentes companhias, como o casal cearense, Bandeira e Marta. 

A felicidade de quem vê sonhos realizados
Porém, tem sempre um porém, o melhor estava guardado para 2019, na Turquia, onde finalmente o sonho saiu do travesseiro e virou realidade. Atravessamos o Mar Egeu, da Ásia até a Europa, e com cenários deslumbrantes, como a visão das ilhas gregas, embora distantes dos olhos mas perto do coração, olhamos as garças, o céu nos oferecendo um espetáculo maravilhoso como na foto acima, à esquerda, e no nosso rosto, foto ao lado, a direita, toda a felicidade de um casal viajante que realiza sonhos e mais sonhos, com a benção deste céu, deste mar e deste Deus Maravilhoso. 


Comentários