![]() |
Porto -Rio D'Ouro otel - 2015 |
Finalmente uma grande novidade para nós, eu e Marina, chegamos a cidade do Porto, uma das mais importantes da Europa e, que por duas vezes, tentamos fechar um pacote especial de viagem e só conseguimos agora, em 2015, quando Rildo Júnior, a Ville Turismo e a Abreu Tour fecharam um belo roteiro pelo circuito ibérico.
Porto está situado no distrito de Ribeira, às margens do Rio D'Ouro, que vale a pena um passeio nos barcos que oferecem um cruzeiro de pelo menos duas horas, tem ruas estreitas e, ainda muitas com paralelepípedos, e um dos principais pontos turísticos é o majestoso Palácio da Bolsa, que remonta do século XIX e era em sua época um dos mais importantes da Europa.
Marina em Vila Nova do Gaya - 2015 |
Uma escapada para Vila Nova do Gaya, onde estão as principais vinícolas do Porto,vale a pena, é praticamente colada, a conexão com Porto é através das sete pontes que cruzam o ri e tem um movimento incrível na ribeira do Rio D'Ouro, foi lá que a nossa guia nos levou para o almoço oferecido pela Abreu Tour, fantástico bacalhau servido em porções e com várias especialidades portuguesas e acompanho por um excelente vinho da casa.
![]() |
No Estádio do Dragão - Porto - 2015 |
Meus passatempos favoritos nas viagens é procurar um jeito de conhecer estádios, assistir a um jogo de futebol ou até mesmo entrar nas lojas, que por lá chamam de "tendas", para ver o material esportivo usado pelos clubes da cidade ou até mesmo comprar uma camisa, em Portugal é camisola, para minha coleção. E no Porto não foi diferente, pegamos o metrô, no centro da cidade, em em cinco minutos estávamos no Estádio do Dragão, propriedade do FC do Porto um dos campeões da Champions League e repeitado em todo continente.
Outro lugar incrível que visitamos foi a Catedral da Sé, e foi lá que
perguntei a guia: Este entorno é cópia fiel das cidades históricas lá de Minas Gerais, no Brasil, ou é apenas uma coincidência arquitetônica? E a resposta veio rápida, estava pronta:
-Depende do ponto de vista de brasileiros e portugueses, eu acredito que não seja coincidência nem cópia, é apenas uma obra dos mesmos arquitetos, brasileiros, gênios, e portugueses acostumados com a arquitetura da época.
E a guia completou: A Sé é um edifício com arquitetura greco-romanda e foi construída entre os séculos XII e XIII tendo sido realizadas grandes reconstruções durante todo este tempo e recebeu a arte barroca em seu interior. Vale a pena uma visita.
Próxima parada: Coimbra e Fátima, haja coração para tanta emoção.
Comentários
Postar um comentário