Andanças - Cracóvia - 2013

Viagem chegando ao ponto final, mas tínhamos a última semana para nos enchermos de emoção, conhecimento e sentir o frio que já havíamos acostumados e, para falar a verdade, a neva e a temperatura abaixo de zero não nos atrapalhou em nada, muito pelo contrário, nos levou a caminhos que em tempo de sol e calor não teríamos ido, como um dos bunkers, em Cracóvia, onde chegamos no dia 4 de abril de 2013 para dois dias de visitas. 

Marina, a 200m abaixo do solo, na Mina e sal.
No roteiro estava a "Mina de Sal", uma atração especial, aliás esta mina não fica em Cracóvia e sim em uma cidade próxima, Wieliczka, e a mina tem 300 km de extensão e a uma profundidade de 327 metros e está inoperante desde 1996, mas se transformou em centro turístico e uma grande fonte de renda do município, que fica na chamada Pequena Polônia, e esta profundidade foi responsável por eu não ir e apenas Marina ousou descer com os guias locais e uma parte de nosso grupo. 


Esta foto foi para a galeria do restaurante
Lembram quando no primeiro tópico eu disse que aproveitamos a neve para conhecer os bunkes, usado como refúgios na Segunda Guerra, e que hoje foram transformados em restaurantes, bares temáticos e casas noturnas? Pois é, foi em um destes que passei um grande momento como explico abaixo e mostro a foto.

No programa do nosso guia tinha uma visita a um destes lugares,
Momento de dançarino de polka polonesa
onde ouviríamos músicas polonesas, como a polka e a valsa, e assistiríamos a um show de dançarinas típicas da Polônia. E, claro, nestes shows sempre chamam os turistas para participar, e, como ninguém quis ir, me apresentei e, desconfiados, o pessoal do ônibus olhou meio atravessado. E eu, como nos tempos das audições da Professora Onideia Moreira, fui lá no tablado e dei meu recado. Se gostaram? Até pediram bis em uma outra dança e aí alguns companheiros também se assanharam. 

Um dos pontos mais visitados de Cracóvia

No dia seguinte, já pela manhã, era hora de partir para Varsóvia, mas a manhã ainda nos reservava uma visita até o Mosteiro onde ficou o Santo Papa João Paulo II, foi lá que estudou e se formou e se transformou no Padre piedoso e carismático que foi durante sua passagem pelo Vaticano. 


Mais uma vez pé na estrada, destino: Varsóvia. 



Comentários